|solos

SOLOS é a vida das pessoas contada por elas, como fazem e o que fazem nos mais diferenciados territórios existenciais. Como Você Faz o que Faz ?

Produção C2H4, um projeto realizado em parceria com Tania Campos, mulher, mãe, cineasta e documentarista das “cotidianidades”, uma fonte de inspiração e inesgotáveis aprendizagens para a continuidade desse blog.

Este projeto foi concebido e realizado entre 2016 e 2017 no momento em que estávamos em torno de tensões e incertezas para nos brasileiros, vivíamos a beira de um golpe parlamentar que veio a se confirmar com o forte apoio da mídia corporativa mantida por uma elite econômica. Neste clima opressivo encontrávamos com pessoas próximas apenas com uma câmera de celular na mão e muito confiantes que a narrativa em primeira pessoa era uma forma de resistir aos discursos generalistas de manipulação.

Celebramos a conclusão desta primeira fase do projeto com um formato de filme documentário, dirigido e montado por Tania Campos, realizamos uma única e honrosa exibição com a presença de quase todos os entrevistados e convidados no circuito de cinema independente no espaço de cultura Mundo Pensante.

Durante a concepção do filme documentário em 2018 nos despedíamos precocemente da presença amorosa, inteligente e amiga Zeneide Monteiro, que sempre estará conosco em momentos de alegria e criação de novos modos de existir e celebrar a vida.


Regina Favre

Nasceu em Araraquara, interior do estado de São Paulo na cidade em que Mário de Andrade escreveu Macunaíma. Percorreu diferentes distâncias até consolidar em São Paulo o Laboratório do Processo Formativo, local de pesquisa, publicação e prática clínica.


Zem

Nasceu em São Paulo. É psicóloga esquizoanalista. Atua como consultora e formadora em saúde e educação. Em seu solo conta da militância no movimento estudantil nos anos 60 até as atualizações dos modos de vida de hoje como coworking e cohousing.


Rodrigo Reis

Nasceu em Guaxupé e viveu a infância em Biguatinga, Minas Gerais. É músico, regente e terapeuta. Um solo de paisagens sonoras, ele ouve música em todas as coisas. Compôs ECO – “Concerto para ensemble, galho de árvore, voz e pios” que utiliza elementos como galho de árvore, apitos ornitológicos e motosserra para fazer uma dura crítica às políticas ambientais vigentes e exaltar a natureza e a vida.


Ausonia Donato

Nasceu em São Paulo. É educadora e doutora em Saúde Pública. Atua na confluência dessas duas áreas desenvolvendo escuta e acolhimento nos cuidados com o outro. É diretora no Colégio Equipe e do Núcleo de Ensino do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.Em seu solo, conta dos anos de resistência à ditadura e sua dedicação ao direito de todos terem acesso a educação e cultura.


Kiara Terra

Nasceu em São Paulo. Contadora de histórias e escritora, viu nas palavras um modo de conexão com as pessoas e suas experiências. Criou a “História Aberta” um método colaborativo onde o público vira co-autor das histórias pois é convidado a participar da construção da narrativa e percebe-se acolhido e pertencendo a essas histórias, e por consequência a sua própria história de vida.


Dugueto Shabazz

rapper paulista, descobriu na poesia e na rima um modo de luta e resistência. Atua também como educador, um modo de transformar a realidade violenta de muitos jovens. Seu solo traz uma narrativa importante onde denuncia o cotidiano da periferia e a relação direta com o cenário político atual.


Helena Meidani

nasceu em São Paulo. Aprendeu com os pais gregos e marxistas, um modo crítico de olhar a história do Brasil. Professora de matemática e português, é como educadora que coloca em prática seus ideais e contribui para novos modos interessantes de viver.


Andre Luiz

nasceu em Pernambuco numa aldeia de pescadores, mora em Sao Paulo há trinta anos. Encontrou no esporte e nas habilidades corporais um modo singular de estar na cidade. Do basquete de cadeira de rodas até as performances no farol, impressiona a capacidade de alegria e de conexão com o ambiente que criou: “eu me sinto bem vindo pra cá, independentemente do dinheiro, gosto de estar me comunicando com as pessoas”.


André Luiz Gaiarsa

nasceu em Santo André, São Paulo. Psicanalista reichiano, apresenta em seu solo uma antropologia psicanalítica para pensar a história social do Brasil. Foi professor durante vinte anos e é autor de “O que é angústia” e “Psicanálise e Liberdade”.MOSTRAR MENOS